20 agosto, 2013

Casa Brasil amadurece e consolida união entre indústria e design

Em quatro dias de mostra (13 a 16 de agosto), a Casa Brasil consolidou o seu projeto de aproximar a indústria nacional do design mais criativo. O evento que acontece a cada dois anos, organizado pelo Sindicato das Industrias de Móveis da Serra Gaúcha (Sindmóveis), mostrou este ano que amadureceu, tanto pela qualidade do mobiliário e novos lançamentos expostos, quanto pelo time de estúdios de designers que mostraram seus  trabalhos mais recentes e abriram espaço para futuras parcerias. Várias iniciativas nascidas deste projeto de fomentar e modernizar a produção nacional,  já começam a dar frutos.


No projeto "Um Designer para Uma Indústria",  criador e produtor realizaram um produto piloto que foi exposto na Casa Brasil. Aqui, a poltrona Tributo, criação de Olavo Machado Neto para a Neobox. Este ano, foram três indústrias e três escritórios de design escolhidos para encabeçar a iniciativa.


Acima, buffet criado pela Quadrante Design para a Mac Móveis, tambem no programa "Um designer para uma Indústria". A parceria deu tão certo que a empresa resolveu ampliar a coleção e produzir também outros produtos desenhados como protótipos.


Banco Brasil, da Latoog Design, feito com galhos de árvore serrados e 
colados a uma superfície de tecido elástico.


Este ano, parte do pavilhão localizado em Bento Gonçalves, foi tomado pelo projeto Estudios com 24 escritórios de design, entre eles estava o designer motogrossense Sergio Matos que mostrou a sua novíssima poltrona Caçuá, inspirada nos cestos de vime usados para transporte de alimentos no Nordeste do Brasil. A poltrona tem estrutura em fibra de carbono e trabalho trançado de corda de polipropileno.


Objetos decorativos trançados por artesãos de Pernambuco sob orientação do designer Sergio Matos


Aberta há menos de um ano, a  Nova Marcenaria Brasileira, de Caxias do Sul, mostrou sua primeira coleção na mostra. O design fresco e leve do trio Guilherme Wentz, Leonardo Dalle Laste e Marina Gatelli, para a  coleção Quintal foi uma das belas surpresas da Casa Brasil



Peças da coleção Quintal da Nova Marcenaria Brasileira


Peças da coleção Quintal da Nova Marcenaria Brasileira


Poltrona de Eduardo Baroni para a Elon Móveis de Design



A Tramontina também inovou na Casa Brasil e mostrou novos produtos da sua divisão Tramontina Design Collection. As modernas cubas coloridas são feitas de quartzo e resina colorida e tem alta resistência a abrasão. 


Da sua divisão Tec a Tramontina lançou uma linha de produtos em plástico rotomoldado com design jovial. As poltronas, mesas e cabideiro podem ser utilizados em áreas internas e externas 













Um comentário:

  1. O Brasil representa uma enorme fatia no mercado do design, com excelentes projetos, profissionais e fornecedores.
    Celia...Parabéns pelo blog. Informativo e elegante.
    Abs.
    Regiane
    www.studiorys.com

    ResponderExcluir