13 fevereiro, 2014

As ideias simples e geniais da Ambiente

Soluçōes simples aliadas a um design inteligente quase sempre resultam em produtos inteligentes. Na Ambiente este ano, uma boa safra de novidades foi apresentada por expositores e jovens designers. Muitos deles devem ocupar as nossas vidas e solucionar pequenos problemas do dia a dia em breve.


A Clip Bag da Linden International soluciona a utilização e armazenagem de mantimentos em suas embalagens originais com um mecanismo simples que sela sacos de papel, plástico ou alumínio. O produto levou o prêmio de design da Ambiente este ano.




Os americanos Jared Allen e Beau Oyler são os jovens designers a frente da Urbio. Eles criaram o Urbio Kit, um sistema de organização vertical construido em polipropileno leve e resistente. Placas fixadas na parede recebem os recipientes de tamanhos variados e se prendem graças a magnetos embutidos. O produto tem múltiplas funções na casa --desde jardins verticais a organizadores de utensilios na cozinha, quartos de criança e home office -- são fáceis de remanejar e personalizar os espaços domésticos.




O designer coreano Leeki Seung, do Studio Inbetween, criou uma curiosa sèrie de luminárias que são montadas a  partir de uma única folha de madeira ou metal. A tranformação da folha plana em objeto tridimensional è conseguida em minutos com poucos movimentos e fixação das peças. "O mais complexo mesmo foi chegar ao càlculo exato para o corte a laser das folhas e dai conseguir um desenho com profundidade e este efeito trançado quando curvado", lembra o designer.


A mini-estufa criada pela empresa japonesa oferece a possibilidade de uma horta em casa mesmo em pequenos espaços. Pequena lâmpadas de Led garantem a luz necessaria para as plantas crescerem  saudáveis. Na base è adicionada àgua e uma estrutura com furos acomoda sementes em um interior de espuma que as mantèm umedecidas na medida certa. A estufa tambèm pode ser utilizada para manter ervas e pequenos vegetais frescos por mais tempo.






11 fevereiro, 2014

Ambiente define tendências de comportamento e consumo para 2014


Os lançamentos mostrados pelos quase 5 mil expositores na feira Ambiente -- que acontece anualmente em Frankfurt e termina hoje -- foram a analisados pelo bureau alemão de tendências Bora, Herke e Palmisano. Os especialiastas em estilo, Claudia Herke, Cem Bora e Annetta Palmisano, detectaram quatro tendências de comportamento e consumo que devem determinar o jeito de viver das pessoas nos próximos meses a partir de uma seleção de produtos. Veja a seguir as novas tendências:

Tendência marcada pela vitalidade, surpresa e combinações pouco convencionais, determinada pela escolha de materiais, padrões e processos. É a mais colorida e alegre das tendências. Assim, vale casar objetos artesanais e "hand made" com outros em plástico e de fabricação tecnológica, padrões quadriculados com pontos, acabamentos laqueados e madeira. Motivos florais e cristal colorido também entram nesta tendência que resulta ambientes audaciosos.

A beleza elementar da Natureza se reflete em padrões e acabamentos brutos que passam uma sensação de "Natureza Intocada". Moveis e  acessórios com formas puristas exibem acabamentos que lembram madeira e couro tingido. Os tecidos apresentam um blend de linho e algodão e as texturas se assemelham a corda e cortiça. Das pedras vem os padrões de grãos e veios em superfícies de revestimentos porosos ou com brilho discreto.

 Estilo discreto e de refinada estética, o Espírito Sutil define interiores harmoniosos onde conforto, intimidade e bem estar são importantes. Nesta tendência, antigas tecnicas e novo design são combinadas em um estilo refinado. superfícies metalizadas em dourado e cobre envelhecido se unem a uma cartela de cores repleta de azuis profundos, terrosos e cinzas escuros. Os padrões são inspirados pelas formas japonesas que ganham uma interpretação contemporânea e acrescentam uma certa poesia aos ambientes. As porcelanas aparecem com efeitos craquelados ou em estruturas cristalizadas que conferem a cada peça uma qualidade artística.

Esta é a mais futurista das quatro tendências e mostra cores fortes, linhas retas, efeitos gráficos e geométricos. Azul, amarelo, branco, preto, tabaco, cromo e ardósia inspiram esta paleta de tons contrastantes. O jogo de luzes e sombras enfatiza os efeitos gráficos e tridimensionais dos objetos. O foco, nesta tendência, é a perfeição funcional e inclui ambientações com reedições de design clássico e austero.