13 fevereiro, 2014

As ideias simples e geniais da Ambiente

Soluçōes simples aliadas a um design inteligente quase sempre resultam em produtos inteligentes. Na Ambiente este ano, uma boa safra de novidades foi apresentada por expositores e jovens designers. Muitos deles devem ocupar as nossas vidas e solucionar pequenos problemas do dia a dia em breve.


A Clip Bag da Linden International soluciona a utilização e armazenagem de mantimentos em suas embalagens originais com um mecanismo simples que sela sacos de papel, plástico ou alumínio. O produto levou o prêmio de design da Ambiente este ano.




Os americanos Jared Allen e Beau Oyler são os jovens designers a frente da Urbio. Eles criaram o Urbio Kit, um sistema de organização vertical construido em polipropileno leve e resistente. Placas fixadas na parede recebem os recipientes de tamanhos variados e se prendem graças a magnetos embutidos. O produto tem múltiplas funções na casa --desde jardins verticais a organizadores de utensilios na cozinha, quartos de criança e home office -- são fáceis de remanejar e personalizar os espaços domésticos.




O designer coreano Leeki Seung, do Studio Inbetween, criou uma curiosa sèrie de luminárias que são montadas a  partir de uma única folha de madeira ou metal. A tranformação da folha plana em objeto tridimensional è conseguida em minutos com poucos movimentos e fixação das peças. "O mais complexo mesmo foi chegar ao càlculo exato para o corte a laser das folhas e dai conseguir um desenho com profundidade e este efeito trançado quando curvado", lembra o designer.


A mini-estufa criada pela empresa japonesa oferece a possibilidade de uma horta em casa mesmo em pequenos espaços. Pequena lâmpadas de Led garantem a luz necessaria para as plantas crescerem  saudáveis. Na base è adicionada àgua e uma estrutura com furos acomoda sementes em um interior de espuma que as mantèm umedecidas na medida certa. A estufa tambèm pode ser utilizada para manter ervas e pequenos vegetais frescos por mais tempo.






11 fevereiro, 2014

Ambiente define tendências de comportamento e consumo para 2014


Os lançamentos mostrados pelos quase 5 mil expositores na feira Ambiente -- que acontece anualmente em Frankfurt e termina hoje -- foram a analisados pelo bureau alemão de tendências Bora, Herke e Palmisano. Os especialiastas em estilo, Claudia Herke, Cem Bora e Annetta Palmisano, detectaram quatro tendências de comportamento e consumo que devem determinar o jeito de viver das pessoas nos próximos meses a partir de uma seleção de produtos. Veja a seguir as novas tendências:

Tendência marcada pela vitalidade, surpresa e combinações pouco convencionais, determinada pela escolha de materiais, padrões e processos. É a mais colorida e alegre das tendências. Assim, vale casar objetos artesanais e "hand made" com outros em plástico e de fabricação tecnológica, padrões quadriculados com pontos, acabamentos laqueados e madeira. Motivos florais e cristal colorido também entram nesta tendência que resulta ambientes audaciosos.

A beleza elementar da Natureza se reflete em padrões e acabamentos brutos que passam uma sensação de "Natureza Intocada". Moveis e  acessórios com formas puristas exibem acabamentos que lembram madeira e couro tingido. Os tecidos apresentam um blend de linho e algodão e as texturas se assemelham a corda e cortiça. Das pedras vem os padrões de grãos e veios em superfícies de revestimentos porosos ou com brilho discreto.

 Estilo discreto e de refinada estética, o Espírito Sutil define interiores harmoniosos onde conforto, intimidade e bem estar são importantes. Nesta tendência, antigas tecnicas e novo design são combinadas em um estilo refinado. superfícies metalizadas em dourado e cobre envelhecido se unem a uma cartela de cores repleta de azuis profundos, terrosos e cinzas escuros. Os padrões são inspirados pelas formas japonesas que ganham uma interpretação contemporânea e acrescentam uma certa poesia aos ambientes. As porcelanas aparecem com efeitos craquelados ou em estruturas cristalizadas que conferem a cada peça uma qualidade artística.

Esta é a mais futurista das quatro tendências e mostra cores fortes, linhas retas, efeitos gráficos e geométricos. Azul, amarelo, branco, preto, tabaco, cromo e ardósia inspiram esta paleta de tons contrastantes. O jogo de luzes e sombras enfatiza os efeitos gráficos e tridimensionais dos objetos. O foco, nesta tendência, é a perfeição funcional e inclui ambientações com reedições de design clássico e austero.








24 janeiro, 2014

Luminária Bourgie ganha "redesenho" de famosos ao completar 10 anos

Para comemorar os décimo aniversário da luminária Bourgie, criação de Ferruccio Laviani, a Kartell convidou 14 profissionais do seu time de designers para um "redesenho" da peça. Lançada em 2004, a luminária em policarbonato transparente, uma reinterpretação da clássica luminária de mesa, tornou-se rapidamente um ícone de vendas da marca.
As novas Bourgies estão expostas a partir de hoje no showroom da marca em Paris no Boulevard Saint Germain, e depois seguirão para exposições itinerantes. As homenagens variam das bem-humoradas como a de Philippe Starck que enfeitou a sua Bourgie com colares até as arquietônicas como a de Nendo, que preferiu produzir uma luminária a partir do contorno do modelo original. Veja algumas das co-criações.

A homenagem de Philippe Starck

 Christophe Pillet


Patrick Jouin



A Bourgie by Front

Ludovica + Roberto Palomba


Piero Lissoni

Alberto Meda

Tokujiin Yoshioka


Mario Bellini

A criação de Nendo





23 janeiro, 2014

Imm Cologne abre o calendário das mostras internacionais

Começa o ano e reinicia a maratona de feiras, mostras e exposições pelo mundo afora. O que é muito legal porque permite que a gente veja antes o que anda nas cabeças dos designers e criadores e traga para os nossos leitores o que está virando tendência e o que pode realmente "pegar" na nossa casa brasileira. A primeira feira na área de mobilário terminou esta semana na Alemanha, a Imm Cologne. É ela que dá o pontapé inicial neste jogo das feiras internacionais que vai até maio. Na semana que vem tem Maison & Objet, depois vem Ambiente em fevereiro, Semana de Design de Milão em abril, Coverings e Semana de Design de Nova York em maio. Ufa!.
Por enquando, vamos ver o que a Imm Cologne nos sinalizou no assunto de mobiliário. Esta feira é relativanente nova, está em sua sétima edição, mas bem organizada e com muitos novos talentos e novas marcas despontando. Veja alguns dos lançamentos que captaram o nosso olhar.

A jovem designer Steffi Schissler acertou na leveza e criatividade do banco Kulle (Colina) em espuma moldada



Da designer alemã, Dorothee Mainka, a poltrona Armin tem estrutura em metal moldado em curvas, recoberto por tecido

 Parece desenho, mas a poltrona do designer coreano Jin il Park foi construida em arame e assume formas tridimensionais

Estande da Muuto, cor e formas arredondadas nos estofados


Na Oligo, hastes finas e cabos são destaque a coleção de luminárias 

No estande da Girsberg, madeira e cor

Protótipo de luminária apresentada por alunos da Universidade de Vestfália

Estande da Vitra


Estande da Vitra
Sofá Alcove lançamento mostrado no estande da Vitra


As cadeiras surrealistas do inglês Tom Dixon

A madeira apareceu com força em ambientes inteiros, como nesta cozinha da Möbelwerke A. Decker


Estante em madeira com com estrutura em aramado de inox, da String

A Vitamin Design foi outra marca que apostou em um estande inteiramente com peças em madeira



No estande da VS, a série Neutra chamou a atenção pelo desenho delicado

Detalhe do estande da Gubi

O artesanato continua a ser fonte inesgotável de inspiração e se mantém como forte tendência na decoração. Aqui os bancos em tricô são de Gan, Janna e Freifrau

A poltrona de Kenneth Cobonpue usou criativamente estrutura em metal recoberta por fios trançados







 

14 janeiro, 2014

Ornare abre o ano com novo showroom e nova coleção


A Ornare abriu ontem a imprensa e profissionais convidados o seu novo showroom na Alameda Gabriel Monteiro com coleção inteiramente renovada. Junto com a nova coleção vem o conceito High Line com produtos exclusivos com grande possibilidade de personalização e que levam a assinatura de designers brasileiros consagrados como Ruy Ohtake, Guto Indio da Costa, Marcelo Rosenbaum, Patricia Anastassiadis e Zanini de Zanine. Alem do show room e novas linhas de produtos, a marca tambem modernizou o site e assumiu um novo slogam, o "High Quality of Life".


A cozinha Gourmand, projeto do arquiteto Ruy Ohtake, explora cores vibrantes, formas orgânicas e integração com ambientes sociais. "Desde que o homem se meteu na cozinha, os ambientes estão integrados com a sala, porque eles não querem perder as conversas", brinca o arquiteto que contou que o desafio de projetar um móvel, um prédio ou uma casa é idêntico. "Tudo se trata da relação e interação do homem com o espaço em que vive", diz.  Ohtake tambem criou a estante Entre Parenteses para a Ornare, um conjunto de prateleiras e suportes que alternam formas de ondas,  bordas côncavas, convexas e curvas, que permite uma inifindade de combinações. 

O arquiteto Ruy Ohtake

A estante "Entre Parenteses" de Ruy Otake para a Ornare



A cozinha Paris, leva a assinatura  e a marca sofisticada da arquiteta Patrícia Anastassiadis com armários em tom de cinza laqueado em composição com o formato retrô das portas dos årmarios e dos puxadores. O desenho clássico propõe um resgate das cozinhas de conceito "slow food" onde o convívio com a familia e amigos é o mais importante, mas sem abrir mão da modernidade e particidade dos acabamentos como Corian e aço inox.

Detalhe da porta de armário para closet da linha Velos


Em parceria com a Ornare desde 2005, a arquiteta Patrícia Anastassiadis já criou linhas como a Monograma, Manhatan e Pele. Para a nova coleção, Patricia desenhou as linhas Velos e Saville. A linha Velos batante geométrica, oferece perspectiva e movimento. Segundo Patrícia, as inspirações para estes produtos vieram da indústria automobilística e também dos mosaicos de composição de piso da catedral San Marco. Ela comentou que são costuras e linhas entrelaçadas, com o objetivo de formar um design contemporâneo e atemporal. O puxador tem a forma de uma elipse, ou seja, uma simbologia que não tem início ou fim, por isso dá a sensação de continuidade e movimento. 


Armário da Linha Saville, criação de Patrícia Anastassiadis, com inspiração no universo masculino

Os armários da linha Saville, também desenho de Patrícia Anastassiadis, teve como referência a alta costura da famosa rua londrina, Saville Row, região predominantemente tomada por oficinas de  alfaiates, este armário é um clássico repaginado e apresenta forte ligação com a moda, principalmente masculina. “O armário é um centro de memórias. Ali, você guarda roupas, objetos, e tem na lembrança suas ocasiões de uso. Para projetá-lo, a inspiração veio de produtos de luxo, com tweed, metal e gloss, que remetem ao art decó. Posso defini-lo como um resgate da memória transformada em design”, explicou a arquiteta.



O designer carioca Guto Indio da Costa, levou para a sua cozinha Tek o conceito de leveza e transparência. Nesta cozinha, a novidade são as portas do sistema Air que permite uma ventilação interna nos armários sem expor os utensilios e produtos armazenados. As superfícies lisas e sólidas, contrastam com a leveza das portas envidraçadas e com o padrão amadeirado resultando em uma cozinha atemporal e moderna.



O designer Marcelo Rosenbaum, juntou na sua cozinha Bola o conceito jovem e despojado dos puxadores embutidos na própria estrutura das portas em formato circular, e das prateleiras da linha Lite que são customizáveis e podem assumir diferentes composições, graças ao montante ajustável onde está inserida. "Estas mãos francesas são fixadas em montantes no painel da parede e além de poderem mudar de posição, podem ser utilizadas em outros ambientes da casa, como home theater, salas e quartos". De acordo com o designer, as combinações de cores também podem ser muito grandes e ainda mesclar os padrões laqueado e fosco. 

O arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum na cozinha Bola

Poltrona criada por Zanini de Zanine para a coleção High Line da Ornare

O jovem designer Zanini de Zanine também estea entre os talentos da nova coleção. Ele crio uma linha exclusiva de móveis e complementos como mesas, poltronas, mancebos e bancos que levam o seu traço despojado e criativo. A inspiração veio da obra do escultor e artista plástico Sergio Camargo que utilizava cilindros de madeira em suas peças. Nas criações de Zanini, as peças torneadas tem encaixes simples mas precisos.

Mancebo criado por Zanini de Zanine para a Ornare